quinta-feira, 20 de junho de 2013

RECUPERAÇÃO 2º ANOS TODAS AS TURMAS!

OLA PESSOAL! ESTA ATIVIDADE É PARA AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DE VOCÊS NA DISCIPLINA DE ARTE, OK! VAMOS LÁ COPIE NO WORD, IMPRIMA E RESPONDA OK!

BJOCAS DE SUA PROFESSORA LÍDIA!
AH GALERA FORMATEM AI OK!

MARQUE UMA ÚNICA ALTERNATIVA 
CORRETA NAS QUESTÕES A SEGUIR:
QUESTÃO 01 – No século XVI a Igreja
Católica passa por um período de decadência,
pois surgem movimentos como o Humanismo e
a Reforma. Como retomada de sua posição
perante a sociedade a igreja reagiu com a Contra
Reforma e passou a decorar seus templos com
suntuosidade tal que encantasse os pagãos seja
pela magnitude de suas igrejas, seja por suas
obras de arte. Daí, contratando artistas,
arquitetos e escultores produziram um dos
maiores acervos culturais do mundo dos quais o
Vaticano é seu exemplo mais conhecido. Surge
então o Barroco, nome originado de um termo
usado para designar uma pérola mal formada.
Quanto à arte do período Barroco assinale a
alternativa CORRETA:
a) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida
como “chiare escure” ou claro e escuro.
b) A expressão dramática e os gestos amplos não
são marcas da escultura barroca.
c) O dourado é banido da escultura como uma
forma de entrega dos bens materiais.
d) É na arquitetura barroca que surgem as
abóbadas.
QUESTÃO 02 – O Rococó foi um movimento
diferente dos demais movimentos artísticos dos
séculos anteriores. Quanto às características do
Rococó assinale a alternativa CORRETA:
a) As cores do Rococó são exceção, pois
acompanham as tendências de cores do barroco.
b) As paredes e tetos da arquitetura do rococó
eram decorados com temas extremamente
pesados.
c) As cores de tons azul e rosa são
predominantes na pintura.
d) Elementos de luxo como a porcelana não são
aceitos em interiores considerados sagrados.
QUESTÃO 03 - Em fins do século XVIII as
cidades de Herculano e Pompéia, soterradas pela
erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C. foram
escavadas e abertas ao público que teve a
oportunidade de conhecer um pouco da vida e da
cultura do Império Romano.. Formas grecoromanas reaparecem inspirando artistas. Na
França surge um novo estilo, o Neoclássico.
Quanto a este estilo e ao processo que o motivou
analise e julgue os itens abaixo com (V)
verdadeiro ou (F) falso e em seguida marque a
alternativa correspondente à seqüência obtida.
Os artistas passaram a usar como modelo um
estilo clássico reelaborado com base nos
princípios de racionalidade e proporção. ( )
A simetria e a nitidez das imagens em sua
pintura são abandonadas. ( )
As linhas e curvas do Barroco e do Rococó
são utilizadas como base para a criação
dos desenhos. ( )
Virtude cívica e honestidade são temas
expressos pelos neoclássicos. ( )
a) V – V – F – F
b) F – F – V – V
c) F – F – V – F
d) V – F – F – V
QUESTÃO 04 – Quase simultaneamente ao
neoclassicismo surge o Romantismo na
França. Quanto ao Romantismo assinale a
única alternativa FALSA:
a) O Romantismo vem a confirmar as tendências
do Neoclássico.
b) O artista romântico está fortemente ligado ao
misterioso e ao sobrenatural.
c) A linhas e curvas do Barroco e do Rococó não
são utilizadas como base para a criação dos
desenhos.
d) O Romantismo é o primeiro dos movimentos
a se opor ao neoclassicismo.
QUESTÃO 05 – No período romântico muitos
artistas dele discordaram. Estes artistas ficaram
conhecidos como Realistas. Quanto as
características do Realismo analise os itens e
assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) Os artistas passaram a usar como modelo um
estilo clássico reelaborado com base nos
princípios de racionalidade e proporção.
b) A simetria e a nitidez das imagens em sua
pintura são abandonadas.
c) O artista realista não está fortemente ligado ao
misterioso e ao sobrenatural.
d) O Realismo é considerado o primeiro dos
movimentos a se opor ao neoclassicismo.
QUESTÃO 06 – O Impressionismo foi um dos
movimentos que mais causou mudanças no
decorrer do século XIX. Quanto as
características impressionistas analise as
alternativas e marque a única que NÃO está
correta:
a) Os artistas impressionistas procuravam captar
a natureza através das constantes alterações de
luz e cor.
b) As figuras não possuem contorno nítido.
c) Os impressionistas utilizavam as mais
diversas técnicas de pintura, pintando com
espátulas, pincéis e até mesmo com o dedo.
d) É nítida a utilização da linha na pintura
impressionista.
QUESTÃO 07 – Uma das grandes tendências do
século XX, dentre tantas, o Abstracionismo
carrega consigo características peculiares que
fazem deste movimento uma obra de arte de
beleza incomparável. Quanto às características
do abstracionismo analise e julgue os itens
abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso e em
seguida marque a alternativa correspondente à
seqüência obtida.
A pintura que abandona a forma e adota
apenas a cor e a linha. ( )
Seu resultado final são criações de
manchas indefinidas, mas com beleza
cromática incomparável. ( )
Dentro do abstracionismo surge uma
vertente denominado Abstracionismo
Geométrico. ( )
As alusões a qualquer representação de
objeto ou figuras são abandonadas
pelos abstracionistas. ( )
a) F – F – F – F
b) V – V – V – V
c) F – F – V – V
d) V – V – F – F
QUESTÃO 08 – Depois das primeiras
pesquisas abstratas realizadas pelos artistas
russo, em pouco tempo o Abstracionismo
dominou a pintura moderna e torno-se um
movimento bastante diversificado. Entretanto
duas tendências se firmaram como características
mais precisas. Quanto a estas duas tendências
assinale a alternativa INCORRETA:
a) Suas denominações são Abstracionismo
Informal e Geométrico.
b) No informal predominam os sentimentos e as
emoções.
c) No Abstracionismo Geométrico as formas e
as cores devem ser organizadas.
d) No Abstracionismo Informal as formas e as
cores devem ser organizadas.
QUESTÃO 09 – Assinale a alternativa que
relaciona apenas instrumentos pertencentes à
família de cordas:
a) Piano, violoncelo e contrabaixo
b) Caixa de rufo, harpa e trombone
c) Viola, bumbo e triângulo
d) Clarineta, violino e tímpano
QUESTÃO 10 – No século XVII, William
Shakespeare, dramaturgo e poeta escreveu 37
peças teatrais consideradas as melhores do
mundo. Sobre William Shakespeare assinale a
alternativa CORRETA:
a) William Shakespeare foi um poeta francês
b) Sua peça mais famosa é O Doente
Imaginário
c) Possuindo estilo próprio uma de suas obras
mais conhecida é Romeu e Julieta
d) É autor de comédias e tragédias mas foi
fortemente influenciado pelo teatro grego.
JULGUE OS ITENS DAS QUESTÕES
ABAIXO MARCANDO CERTO (C) OU
ERRADO (E)
QUESTÃO 11) –Como vimos na apostila
referente a musica, percebemos que o Brasil
passa por um período de grandes mudanças
benéficas em sua argumentação musical. Como
exemplo destas fases, em 1917 um samba
provoca o aparecimento de novos compositores
dispostos a tentar um novo gênero, após
despontar no carnaval carioca. Desta forma se
dá o início de uma grande evolução no mundo
musical brasileiro:
1. ( ) Criar uma forma própria, buscar
suas características era imprescindível
para este novo filão. E estes méritos são
dados a Donga, e seu samba “Pelo
Telefone”.
2. ( ) Ao findar a 1ª década do século
XX, já era notado o início da descoberta
de um novo filão musical, que ganhava
formas próprias
3. ( ) Estes acontecimentos obtiveram
grandes resultados para o
crescimento dos artistas
contemporâneos, entretanto a
desvalorização do nacionalismo é o que,
ainda hoje, é questionado por tantos
musicólogos.
4. ( ) Um fato curioso deste período é a
importância negativa dos palhaços na
evolução do lundum.
QUESTÃO 12) - Somente em 1899 é que o
Brasil tem sua 1ª marcha carnavalesca
registrada na história, tornando-se uma das
músicas mais tocadas em todos os tempos no
Brasil. Este feito notável pertence à Francisca
Edwiges Neves Gonzaga, Chiquinha Gonzaga.
Julgue os itens em relação a esta compositora e
suas obras:
1. ( ) A marcha referida no texto acima é
a famosa “Lua Branca”, interpretada
mais tarde por Luiz Gonzaga.
2. ( ) Além de grande compositora
era uma grande defensora do
movimento pela libertação dos escravos o
que lhe rendera vário problemas
políticos.
3. ( ) Filha de família do Império
suas composições estavam sempre
voltadas para a realidade do social
burguês aristocrático.
4. ( ) A marcha “Ô Abre Alas” também
pertence a ela.
QUESTÃO 13) – Com o fortalecimento do
Modernismo em toda a Europa e com a Semana
de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, teve
efeito preponderante para o reconhecimento dos
méritos da música nacional. Uma das obras em
destaque na Semana de 22, composta em 1920, e
de título O Choro n.º 01, dá uma seqüência de
composições de choro, por um dos mais
renomados compositores do Brasil.
1. ( ) Não fosse a Semana da Arte
Moderna o brasileiro continuaria
ignorando a sua terra por muito tempo
ainda, o choro é um dos grandes frutos
deste movimento.
2. ( ) A seqüência de composições
continuaram a receber apenas números
como nomes.
3. ( ) Escrita para clarinete, saxofone,
fagote, três trombetas e coro masculino, o
choro o “Pica Pau”, é uma homenagem
aos índios do Mato Grosso.
4. ( ) E nesse movimento renovador da
inteligência nacional a música fez parte
saliente, tanto que cresceu, impôs e
cruzou fronteira.
QUESTÃO 14) - “Brasil, meu Brasil
brasileiro/Meu mulato inzoneiro vou cantarte meus versos”.
 O Brasil samba que dá/
Bamboleio que faz gingar
 O Brasil do meu amor /
Terra de nosso Senhor.
 Brasil/Brasil/Pra
mim/Pra mim...”
1. ( ) A estrofe pertence ao samba,
“Aquarela do Brasil”.
2. ( ) Seu compositor, autor de obras
renomadas em todo o mundo, é Ary
Barroso 3. ( ) Este samba pertence ao conjunto
“Ases do Samba”, de Lamartine Babo e
Mário Reis.
4. ( ) Noel Rosa, em 1929, quando
preparava-se para entrar na faculdade de
medicina, jamais deixou o violão de lado,
é quando compõe a música acima
denominada “Flor do Tempo”

3 comentários:

  1. essa é a atividade que é pra entregar dia 19/08/2013? da turma 2301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim yan é a atividade de recuperação pra entregar amanhã dia 20/08/13

      Excluir
    2. sim yan é a atividade de recuperação pra entregar amanhã dia 20/08/13

      Excluir